terça-feira, 18 de setembro de 2012

Chuvas e cancelamentos de jogos


Hoje, 18 de setembro, 3 jogos foram adiados na MLB: Toronto vs Yankees, Philadelphia vs Mets e Dodgers vs Nationals. Todos eles por causa da chuva. Então, não vejo motivo melhor para um post explicando o que acontece quando a água começa a cair do céu.


Jogando tudo num ano só
Como vocês já devem ter percebido, a MLB é a única liga norte-americana que a temporada começa e termina no mesmo ano. Não é coincidência que ela comece na primavera, passe pelo verão e termine no outono do hemisfério norte. Ela simplesmente evita o inverno, por motivos óbvios. São poucos os ballparks cobertos e, jogar baseball na neve não parece uma boa idéia.

Ainda assim, a MLB não foge de todos os problemas causados pelo tempo.  Os torcedores de Boston, Yankees, Mets, Phillies e algumas outras franquias do Nordeste estadunidense sabem bem do que estou falando: muitos jogos são cancelados por causa da chuva durante a temporada.

A chuva não é algo que mande todo mundo imediatamente para o vestiário trocar de roupa. Existe um certo nível de tolerância para parar/cancelar um jogo, mas, muitas vezes, a água é forte demais para ser ignorada.

Antes do jogo
Antes do jogo começar, o manager do time da casa avalia se o tempo está bom para início de jogo ou se a partida deve ser atrasada ou cancelada. Se o manager entrega sua lineup aos oficiais da partida, está dando sinal que o jogo pode transcorrer normalmente. Então cabe ao umpire-chefe concordar ou não com o manager.

Caso o tempo não esteja bom para a prática do baseball, o umpire é obrigado a esperar, pelo menos 30 minutos para observar uma eventual melhora das condições. De qualquer modo, a recomendação é evitar ao máximo um cancelamento de jogo, então, se o tempo melhorar em até 3 horas, o jogo provavelmente vai acontecer.

Se o jogo não houver começado quando o “rainout” for declarado, ele será remarcado para uma outra data (se ainda houver partidas da série, provavelmente para o dia seguinte, na parte da tarde).

O inflield sempre é coberto pra evitar a lama
Nos casos de partidas já em andamento, são vários os cenários.

Se o jogo chegou a completar o topo da 5ª entrada e o time da casa estiver na frente, a partida é dada como encerrada e o resultado conta para a tabela. Se o jogo completar as 5 entradas (incluindo a parte baixa da 5ª) e qualquer um dos times estiver à frente, acontece a mesma coisa: partida dada como encerrada e resultado anotado na tabela.

Contudo, se o jogo completou a 5ª entrada e ninguém estiver na frente, ou for um jogo dos playoffs (independente da entrada) e os times estiverem empatados,  a partida será suspensa e retomada numa outra data.

Se nenhum dos cenários acima se aplicar, o umpire declarará “no game”. Vale ressaltar que nada disso acima vale pelos playoffs, quando, uma partida será sempre suspensa e retomada a partir do ponto que foi interrompida.

Atrasos por causa de abelhas
Em 2005, os Rockies e os D’Backs presenciaram uma cena bizarra durante um jogo do Spring Trainning.

Darren Oliver, que tentava garantir um lugar na rotação do Colorado Rockies, foi atacado diversas vezes por um enxame de abelhas durante o jogo, até ser retirado para o bullpen. À época, Oliver disse que achava que seu óleo para cabelo à base de coco havia atraído os insetos para sua cabeça.

Pode até fazer sentido, uma vez que Oliver saiu do jogo e as abelhas passaram a atacar os infileders! Antes de começar a 6ª entrada, os umpires decidiram encerrar o jogo.

A situação chega a ser cômica, mas foi verdadeiramente perigosa. Os enxames era de abelhas africanas, que atacam em bando e ficaram conhecidas como “abelhas assassinas”.

Em 2009, Padres e Astros também sofreram com um atraso de 52 minutos na partida por causa de um enxame  no Left Field. O pobre Kyle Blanks achou estranho duas abelhas perto dele durante o jogo e, quando olhou para trás para ver o que acontecia, viu um “muro” de insetos. Saiu correndo para avisar a seu Shortstop, que poderia pedir um tempo.

Prefiro enfrentar o Pujols que as abelhas

Curiosidades
• Times californianos não costumam sofrer com a chuva. Entre 2000 e 2010, somente o San Diego teve um jogo cancelado por causa do tempo.

• Mesmo com estádios cobertos, os Astros e os Rays já tiveram jogos cancelados por causa de furacões.

• O Minnesota teve um jogo cancelado em 2007, quando uma ponte perto do Metrodome caiu e derrubou carros no Rio Mississipi, além de ter matado 4 pessoas.



• Abaixo, o Top 5 de Rainouts na década passada:
Boston Red Sox – 31
NY Mets – 28
Pittsburgh Pirates – 25
NY Yankees – 24
Cleveland Indians - 23

Siga-nos no Twitter e nos acompanhe no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário