quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O Adeus de Jorge

Foi na manhã de 24 de Janeiro, com lágrimas nos olhos, ao lado da esposa Laura, de seus filhos Jorge Jr. e Paulina, do amigo Mariano Rivera e do padrinho de casamento Derek Jeter, que Jorge Posada anunciou oficialmente sua aposentadoria.

Posada é desses jogadores que a gente tem respeito independente dele ter sido nosso ídolo ou nosso adversário.

Tendo completado 40 anos no último mês de agosto, Posada nos presenteou com 17 temporadas de seu jogo, na posição mais sofrida do Baseball, a de Catcher. Dezessete anos orientando seu time e levando a equipe a campeonatos. Sim, SEU time, SUA equipe. Posada utilizou o mesmo uniforme durante suas 1.829 partidas na MLB. Esse aliás, foi um dos motivos para ter parado de jogar, mesmo num esporte que ainda dá chances para atletas com mais de 40 anos. Posada não queria lutar por uma vaga num time que não fosse o New York Yankees.

A carreira do catcher foi tão especial que, mesmo em sua última temporada, ele teve seus momentos particulares. Começou batendo 5 Home Runs em 10 partidas, mas teve problemas de continuar com o alto nível e brigou com Joe Girardi após ter sido colocado no 9º lugar da lineup. Mas lá pelo meio de Agosto, num  partida contra o Oakland A’s, Posada teve a chance de voltar no tempo.

Antes de chegar à MLB, Posada jogava com 2ª Base nas ligas menores. Quando na referida partida, os Yankees venciam facilmente o Oakland A’s por 16-8 na 8ª entrada. Então, ele propôs a Girardi que, se os Yankees anotassem mais duas corridas, ele entraria na 2ª base. Os Yankees anotaram 6 corridas e a promessa foi cumprida. Posada ainda eliminou o último jogador do Oakland com uma bola horrível que ele mandou para o Nick Swisher na Primeira Base. Você pode ver essa jogada aqui. Ainda assim, o time todo achou aquela graça, ficou ali tirando uma onda e tal. Rola até um gif por aí da reação.

A brincadeirinha do Jorge (desculpem o peso do Gif)
Girardi, depois do jogo, falou que, por tudo que Jorge havia feito pela franquia, era impossível dizer não para esse pedido.

Essa é só mais uma história que Posada poderá contar para seus netos, bisnetos, amigos, parentes dos amigos. Uma das milhares de histórias que alguém que tem 4 anéis de campeão* tem pra contar. Uma das milhares de histórias que alguém que foi selecionado 5 vezes para o All-Star e 5 vezes para o prêmio de Silver Slugger. Finalmente, uma das milhares de histórias de alguém que teve o prazer de jogar na mesma posição do mesmo time que contou com Yogi Berra, Bill Dickey e Elston Howard.

* Posada estava nos Yankees em 1996, mas não fez parte do Roster que foi aos playoffs e, consequentemente, venceu a World Series.

P.S.: Nota relevante: o filho de Posada sofre de Craniossinostose e Jorge já escreveu um livro, junto com sua esposa, sobre essa questão. O livro se chama The Beauty of Love: A Memoir of Miracles, Hope, and Healing. Em 2006, Jorge publicou um livro infantile chamado Play Ball!. Então, é provável que ele continue essa “carreira” agora que está aposentado.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fielder vai brincar em Detroit

Demorou mais saiu o acordo! Prince Fielder finalmente tem um time para jogar em 2012. O garoto foi esperto, esperou Pujols assinar, deu um tempo pros time se estapearem por ele e agarrou uma bela proposta. O Detroit Tigers não poupou esforços para ter um jogador de peso e ofereceu um contrato de 9 anos no valor de 214 milhões de dólares.

Ele é forte, ele é grande, ele é mau (pros adversários, pelo menos)
Fielder tem 27 anos, foi selecionado 3 vezes para o All-Star Game (2007, 2009 e ano passado – quando foi o MVP) e 2 vezes para o prêmio de Silver Slugger. Já bateu 50 Home Runs numa temporada e entrou para o seleto grupo de 26 jogadores que atingiram tal feito em toda história. Em outra temporada, emplacou nada menos que 46 rebatidas para depois do muro.

A adiação de Fielder consegue suprir (com sobras) a falta que Victor Martinez fará ao time. Martinez sofreu rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e deve ficar fora boa parte de 2012, podendo, inclusive, não voltar para a vindoura temporada.

Então podemos esperar duas situações em Detroit: 1) Miguel Cabrera passando para a 3ª base, abrindo espaço para Prince Fielder ou 2) Prince Fielder e Cabrera revezando as funções de 1ª base e Rebatedor Designado. Na verdade, dá até pra esperar um misto dessas duas opções.

A 1ª base de Detroit não deverá se estranha para Prince, uma vez que seu pai, Cecil Fielder, ocupou-a entre 1990 e 1996, até ser trocado para o NY Yankees, onde seria campeão no mesmo ano. Cecil é 109º maior batedor de home runs da história, com 319. Prince, com 230, ainda tem um caminho de, pelo menos, 3 temporadas, para alcançar seu pai.

O pai de Prince, Cecil, foi 1B em Detroit por 6 anos
De modo geral, uma grande adição para o Detroit. Além de toda força que traz para o lineup, Fielder impressiona por ter perdido apenas 8 jogos em 6 temporadas. Ou seja, jogou nada menos que 99% dos jogos de sua equipe. E tem gente que se preocupa com o fato dele ser gordinho.

Com esse grande reforço, o Detroit, na minha humilde opinião, deve lutar com o NY Yankees e Los Angeles Angels para tirar o título de American League do Texas. E vai ser, sinceramente, uma disputa muito legal durante toda temporada.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A Sexta-feira 13 da World Series

A gente sabe que o New York Yankees investe muito dinheiro em salários todos os anos. Entre todas as ligas americanas, são poucas as franquias que são tão conhecidas como os nossos amigos de Nova Iorque. Lógico que a quantidade de fãs por todo país e a quantidade de produtos vendidos em todo mundo permite pagar 200 milhões a um plantel e ainda conseguir um ótimo retorno.

Mas os Yankees querem mais. Não que eles não tenham muito. São, de longe, os maiores vencedores de World Series da MLB, mas parece que 2009, ano do último título, já passou há décadas e o título já foi devidamente apagado da memória de todos, sendo apenas mais um número nos livros.

Alguns times nunca teriam deixado Jesus Montero partir. Um jovem de 22 anos, que surgiu na MLB como um dos maiores prospects enfrentando os arremessadores. A gente sabe quanto vale um excelente rebatedor. Albert Pujols acabou de assinar um contrato que ultrapassa os 250 milhões de dólares por 10 anos e Prince Fielder testa o mercado e faz quase o que quer com ele. Mas estamos falando dos Yankees e eles podem fazer coisas que os outros não podem ou nem pensariam.

Jesus vai tentar salvar o Seattle Mariners
De qualquer modo, eles receberam Michael Pineda, um arremessador destro quase tão jovem quanto Montero que em 2011 jogou 171 entradas e conseguiu 173 strikeouts. Nada mal. Um grande movimento para ambas as equipes. Quem assistiu a alguns jogos do Seattle na temporada 2011, constatou a fraqueza do ataque dos Mariners. Por isso mandar um arremessador de 23 anos, All-Star em 2011, por um Catcher (mais provável que continue jogando como Designated Hitter) de muito futuro. Há quem já espere uma bela temporada de 30+ Home Runs dos Montero em Seattle. E sendo sincero: dá pra não esperar?

Para completar a troca, na mesma noite, a franquia de Nova Iorque fechou um contrato de 10 milhões por um ano com o experiente arremessador Hiroki Kuroda. O japonês de 36 (quase 37) anos vem de uma temporada em que anotou um ERA de 3,07 com o Los Angeles Dodgers. Conseguiu  13 vitórias e 16 derrotas, mas, esses números devem ser mais expressivos quando ele estiver contando com Curtis Granderson, Mark Teixeira, Robinsons Cano, Alex Rodriguez, Nick Swisher e outros para lhe ajudar.

Agora os Yankees são uma grande equipe, com uma grande rotação. CC Sabathia, Kuroda, Pineda, com Ivan Nova e Freddy Garcia. AJ Burnett ainda está por lá, mas temos que ver como ele vai se comportar esse ano e, de qualquer modo, Phil Hughes pode ser uma boa surpresa.

Podemos somar tudo isso a um bullpen com Mariano Rivera, David Robertson e Rafael Soriano. Sem esquecer Joba Chamberlain, que estará voltando de cirurgia, e do Cory Wade.

Os fãs devem estar bem felizes. Passaram quase a offseason toda fora do radar e, faltando 5 semanas para os primeiros treinos,  duas belas aquisições. E lembrando bem o que esse time aprontou com esse ataque em 2011, pelo menos na temporada regular, eu palpito aqui que será muito difícil evitar que os Yankees visitem a World Series mais uma vez em 2012.

---

Rapidinhas:
  • Roy Oswalt ainda conversa com o Boston Red Sox. O arremessador não teve uma temporada dos sonhos com os Phillies em 2011, mas pode reforçar o time de Boston que ainda luta por uma rotação mais equilibrada.
  • Matt Garza fortemente ventilado em Detroit.
  • Johnny Damon pode voltar aos Yankees para ocupar a posição de DH, depois da saída de Jesus Montero. Seria uma espécie de amuleto?

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

E os Patches de 2012 na MLB?

A temporada 2012 da Major League Baseball só terá seu início no dia 28 de março. Até lá, esse blog publicará uma série de posts a respeito dos patches que certos times usarão na nova temporada.

Patches são aqueles emblemas bordados colocados nas camisas dos times e sempre estão relacionados a algum evento comemorativo. Vocês podem ver na imagem abaixo o patch da World Series de 2006.


Teremos 10 times utilizando algo a mais nos uniformes em 2012. Três deles estarão comemorando aniversários “fechados” de seus estádios. O Boston Red Sox celebra o centenário de seu lendário Fenway Park, o Los Angeles Dodgers tem seu Dodger Stadium comemorando 50 anos e, o mais jovem de todos, o Oriole Park at Camden Yards completa apenas 20 aninhos em 2012.

Também três franquias irão comemorar seus aniversários. O Houston Astros e o New York Mets completam 50 anos em 2012 e, um pouco mais jovem, o Seattle Mariners sopra 35 velinhas em seu bolo.

Os uniformes do atuais bi-vice campeões da World Series vão homenagear os 40 anos que a equipe já passou na região de Dallas e Fort Worth. O Kansas City Royals usará o patch de cidade que irá sediar o All-Star Game 2012 e o Miami Marlins usará o patch de temporada inaugural no New Marlins Ballpark.

Finalmente, o 10º time que completa a lista é o St. Louis Cardinals, como atual campeão da World Series.
Desse modo, o blog preparará 10 posts abordando um pouco da história por trás de cada homenagem desses patchs.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O @MLBBrasil agora tem blog!

Bem, galera. É isso.


Eu já tinha deixado claro uns dias atrás que o @MLBBrasil estava precisando de mais espaço pra falar. 140 caracteres no Twitter é legal dependendo do propósito mas, se você quiser ir um pouquinho além, já fica algo mais chato de se acompanhar.


Portanto, esse blog vai extender as ideias lá postadas. O perfil no Twitter não vai deixar de existir, até porque foi algo que gostei muito de fazer e, como já disse, blog e twitter têm ideias e funções diferentes.


Vou ficando por aqui. Já tenho ideias para continuar algumas coisas que comecei no Twitter e não deram tão certo por aqui. Mais delas irão surgir e o blog será atualizando sempre que possível e sempre que houver algo importante a ser dito.


Um grande abraço a todos,


João Lima - twitter.com/MLBBrasil