Foi na manhã de 24 de Janeiro, com lágrimas nos olhos, ao lado da esposa Laura, de seus filhos Jorge Jr. e Paulina, do amigo Mariano Rivera e do padrinho de casamento Derek Jeter, que Jorge Posada anunciou oficialmente sua aposentadoria.
Posada é desses jogadores que a gente tem respeito independente dele ter sido nosso ídolo ou nosso adversário.
Tendo completado 40 anos no último mês de agosto, Posada nos presenteou com 17 temporadas de seu jogo, na posição mais sofrida do Baseball, a de Catcher. Dezessete anos orientando seu time e levando a equipe a campeonatos. Sim, SEU time, SUA equipe. Posada utilizou o mesmo uniforme durante suas 1.829 partidas na MLB. Esse aliás, foi um dos motivos para ter parado de jogar, mesmo num esporte que ainda dá chances para atletas com mais de 40 anos. Posada não queria lutar por uma vaga num time que não fosse o New York Yankees.
A carreira do catcher foi tão especial que, mesmo em sua última temporada, ele teve seus momentos particulares. Começou batendo 5 Home Runs em 10 partidas, mas teve problemas de continuar com o alto nível e brigou com Joe Girardi após ter sido colocado no 9º lugar da lineup. Mas lá pelo meio de Agosto, num partida contra o Oakland A’s, Posada teve a chance de voltar no tempo.
Antes de chegar à MLB, Posada jogava com 2ª Base nas ligas menores. Quando na referida partida, os Yankees venciam facilmente o Oakland A’s por 16-8 na 8ª entrada. Então, ele propôs a Girardi que, se os Yankees anotassem mais duas corridas, ele entraria na 2ª base. Os Yankees anotaram 6 corridas e a promessa foi cumprida. Posada ainda eliminou o último jogador do Oakland com uma bola horrível que ele mandou para o Nick Swisher na Primeira Base. Você pode ver essa jogada aqui. Ainda assim, o time todo achou aquela graça, ficou ali tirando uma onda e tal. Rola até um gif por aí da reação.
A brincadeirinha do Jorge (desculpem o peso do Gif) |
Girardi, depois do jogo, falou que, por tudo que Jorge havia feito pela franquia, era impossível dizer não para esse pedido.
Essa é só mais uma história que Posada poderá contar para seus netos, bisnetos, amigos, parentes dos amigos. Uma das milhares de histórias que alguém que tem 4 anéis de campeão* tem pra contar. Uma das milhares de histórias que alguém que foi selecionado 5 vezes para o All-Star e 5 vezes para o prêmio de Silver Slugger. Finalmente, uma das milhares de histórias de alguém que teve o prazer de jogar na mesma posição do mesmo time que contou com Yogi Berra, Bill Dickey e Elston Howard.
* Posada estava nos Yankees em 1996, mas não fez parte do Roster que foi aos playoffs e, consequentemente, venceu a World Series.
P.S.: Nota relevante: o filho de Posada sofre de Craniossinostose e Jorge já escreveu um livro, junto com sua esposa, sobre essa questão. O livro se chama The Beauty of Love: A Memoir of Miracles, Hope, and Healing. Em 2006, Jorge publicou um livro infantile chamado Play Ball!. Então, é provável que ele continue essa “carreira” agora que está aposentado.