Lembro-me como se fosse ontem: Cardinals campeão da World Series, ligo pro meu amigo Edu (o @pvc_espn) para comemorar (tristeza torcer pra time da MLB por aqui, tive que fazer um DDD e tudo mais) e, assim que desligo, vou para frente do computador conferir o @MLBBrasil.
Como se fizessem 5 anos (e não 5 minutos) que o último jogo da temporada havia acabado, já tinha gente perguntando quando a insanidade começaria de novo. Eu, de maneira até meio tola, vislumbrei tudo muito longe: tinha que focar no meu projeto de conclusão de curso, preocupar-me com a greve da NBA (e a temporada ameaçada) e algumas outras coisas.
E estava longe mesmo. Agora, a um dia exato de enlouquecermos novamente, talvez nem percebamos isso, mas, demorou muito para tudo começar de novo. Amanhã volta a temporada, quase que oficialmente, porque quarta-feira passada já tivemos um aperitivo do que nos espera. Um não, dois. Dois joguinhos no Japão, quase 10 anos depois do que a MLB havia planejado. Bom para os japoneses e tudo mais, mas para gente só serviu pra deixar com água na boca.
Torcedor de baseball não é como o fã da NFL, que consegue ficar uma semana ou mais esperando pra ver seu time entrar em campo. Também não é como o da NBA ou da NHL. O torcedor da MLB gosta é do exagero, gosta da overdose. Ele quer é assistir um jogo ao meio-dia de uma segunda-feira, porque o que ele gosta mesmo é de jogos todos os dias durante 6 meses. Ele quer também ver o time jogar hoje, jogar amanhã, jogar depois de amanhã e depois de novo. Descansar um dia, e jogar mais 5 em seguida. Torcedor de baseball é mal acostumado. Mal acostumado demais.
O torcedor do baseball é tão exagerado que a temporada de 2012 vai começar 3 vezes, só para satisfazê-lo. E mesmo assim, durante toda nossa folga sem o esporte, eu perdi a conta do número de vezes que me perguntaram quando a temporada começaria. Começou semana passada, começa amanhã e começa quinta-feira novamente.
E se quisermos ser um pouco mais poéticos, podemos dizer que a temporada começa na próxima sexta também, e no sábado. Por que não no domingo? O baseball é tão diferente de todos os outros esportes que, um time desacreditado hoje, pode começar uma nova temporada amanhã; assim como um time incrível pode ter sua temporada terminada precocemente. Até mesmo um time sem pretensão alguma, pode virar o campeão do ano, jogando um mês de um baseball incrível.
A temporada de 2011 teve no St. Louis Cardinals um campeão bem inesperado |
Eu sei que muita gente tá louca pra ver o Pujols nos Angels, o Prince Fielder como companheiro do Justin Verlander, o novo Manager do Boston Red Sox, o que os Yankees podem aprontar e tudo mais. Mas eu não.
Eu quero ver como o baseball vai nos surpreender este ano. Nos 217 dias até 1º de Novembro